sexta-feira, 30 de março de 2012

Os Filhos do Tempo (Editora Modo)



Em breve, os aficionados pela leitura poderão encontrar Os Filhos do Tempo nas prateleiras das livrarias. O mais novo reforço da ficção científica tem a autoria de Chaiene Barboza dos Santos que, em sua criatividade pulsante, nos conta a fascinante estória de Nicolas, um jovem estudante apaixonado pelas estrelas, que se vê inserido numa trama alienígena, envolvente, capaz de conduzi-lo a uma jornada de aventuras e revelações. O Gênero que, cada vez mais, vem ganhando espaço no mercado editorial nacional, desta vez, vem pela editora Modo e promete abalar as estruturas. Dentre os diversos livros que estão para ser lançados pela mencionada editora, estou na expectativa deste, que tem como uma de suas propostas, nos permitir ver o mundo por outro prisma. Isso sem falar no entretenimento de uma estória que nos remete a um questionamento sobre a existência da vida além desta bela “casa” azulada que habitamos. Sem dúvida, Os Filhos do Tempo está na minha lista de desejados.
Fica a dica.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Alexandra Salomé - A Rainha dos Judeus (Editora Baraúna)


A editora Baraúna apresenta: Alexandra Salomé – A Rainha dos Judeus. Obra que narra uma história baseada na vida de Alexandra Salomé, a última rainha da Judéia. Adolescente Maressa, numa região tranqüila e pacifica ao sul da Judeia, Salomé vê sua vida transformada pelo casamento. Obrigada a esquecer suas aspirações e a se submeter ao marido, um velho tirano, a jovem se fortalece sem tornar-se indiferente ao sofrimento de seu povo e, mesmo sob uma cultura religiosa que desvaloriza a mulher, consegue se impor, enfim, realizando seus sonhos e vivendo um grande amor. 

Salomé era muito pequena quando seu pai levara a família para viver na torre de Maressa. Era a segunda de quatro filhos. Ela e os irmãos haviam crescido brincando naqueles terraços e correndo pelos campos do pai. Para eles o local era um palácio e seu pai um rei. Andavam livremente pela cidade e eram por todos amados e respeitados.” (Trecho extraído do livro)



A Autora

Carolina Portoliveira nasceu em São Paulo, capital, porém passou a infância e a juventude no Paraná. Filha de um agricultor e desbravador no norte do Paraná, quando pequena viveu com sua família um torvelinho de aventuras, viajando muito e morando em diversos lugares. Logo cedo, a leitura passou a fazer parte de sua vida.  Formou-se em Pedagogia e se casou com o advogado Álvaro, com quem teve dois filhos.



Alexandra Salomé – A Rainha dos Judeus
Autora: Carolina Portoliveira
ISBN: 978-85-7923-413-2
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 561
Preço: R$ 59,00

Heróis (Palavras ao Vento)

Heróis
(Thiago Tavares)


Ah os heróis...
Invenções de mentes brilhantes que, em seus trajes extravagantes, alimentam nossa sociedade com preceitos morais, por vezes, “esquecidos”. Dentre os tantos espalhados pelo mundo, com seus poderes, armamentos e entusiasmo, certamente existe um o qual foi capaz de cativá-lo, permitindo as mais diversas aventuras fantasiosas, na mente infantil, de um pequenino indivíduo que sonhava em combater o crime.  Um herói que o fez correr, com uma capa pendurada no pescoço, enquanto gritava ser o invencível super fulano de tal.  Lembrou? Caso sua resposta seja positiva, então agora você é capaz de compreender a frase nostálgica que inicia este texto. Como não recordar, com alegria, os tempos felizes de outrora? Minha infância não teria sido a mesma sem eles, pois cá pra nós: uma criança que não teve seus heróis, não faz ideia do que perdeu.
Real ou fictício, com super poderes ou sem nenhum e vestindo roupas fora de moda ou não, o importante é que um jovem que teve um herói como exemplo de vida, torna-se um adulto de caráter e, felizmente, sou um desses sortudos, pois eu tenho o meu herói. Meu pai, meu herói!


Meu sincero e eterno agradecimento ao homem que me permitiu ser o que sou.

Thiago Tavares.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Lançamento da obra Laurinda (Editora Baraúna)


            Aos devoradores de livros, aqui vai uma boa dica para anotar na agenda. O livro Laurinda – desafios, medos e amores, da Editora Baraúna será lançado no dia 30 de abril. Humildade, amor e fé são características marcantes na vida de Laurinda e que estão presente nesta obra que resgata valores essenciais à vida. Scaramal, em seu livro, tem como intenção levar o leitor a realizar momentos de reflexão e alento através da  bela história que registra de sua mãe.

Longos dias... Noites intermináveis... Ondas gigantescas embalavam o pequeno e modesto vapor. Aos poucos, iam-se acostumando ao balanço das águas, ao balanço da nau. Um mar infinito, com seus dragões e tempestades, os deixava vulneráveis e inseguros demais para usufruírem das belezas e maravilhas do imenso oceano a desafiar. Quantas tempestades enfrentaram... Quantas lágrimas, sutilmente, abafaram...” (Trecho extraído do livro)



A Autora


Nascida em Itambaracá, interior do Paraná, em 6 de maio de 1955, Elizabete Scaramal Camargo, aos dois anos, passou a residir em Primeiro de Maio, fazendo dessa a sua terra natal. Londrinense desde os 15 anos passou também a amar essa cidade tão acolhedora. Graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa, atua como docente desde 1978.






Laurinda – desafios, medos e amores
Autora: Elisabete Scaramal
ISBN: 978-85-7923-437-8
Formato: 14 x 21 cm
         Número de páginas: 271
        Preço: R$39,90

Promoção de Páscoa (Dedin di Prosa)



Olá pessoal!
Como vocês sabem, vem chegando a páscoa e, junto com ela, uma promoção imperdível que o Dedin di Prosa e Doce Rê estão promovendo. Uma caixinha com 6 mini ovos trufados estará sendo sorteada entre os interessados. Gostou da dica? Quer participar? Então clica logo AQUI e fique por dentro do regulamento. Eu poderia fechar este post desejando boa sorte a todos, mas como se trata de chocolate, não vai dar pessoal. Vou participar também e desejo que a sorte esteja do meu lado, afinal de contas, chocolate nunca é demais. Rs.                                                                                      
A promoção vai até às 23h 59min do dia 07/04/2012.  O sorteio será realizado pelo site random.org e a divulgação do resultado será feita no dia 08/04/2012 até as 23h.  

segunda-feira, 19 de março de 2012

Os segredos das mulheres inteligentes (Resenhas)

                                                                                  Por: Thiago Tavares 

    “Os segredos das mulheres inteligentes” é como uma espécie de guia prático para aquelas mulheres que, por um motivo ou outro, não se dão o verdadeiro valor que necessitam para viver em harmonia consigo e com os que estão à volta. Numa linguagem cativante e divertida, 12 segredos, fundamentais para romper com padrões inadequados, são apresentados pelos já consagrados no ramo da Auto-ajuda, Carter e Sokol que desenvolvem, com propriedade, ao longo das páginas desta obra, argumentos sobre a necessidade do despertar da mulher para o autorrespeito. 

    Segundo os autores, através do autorrespeito nasce a autoestima, que nada mais é do que a capacidade de sentirmos a vida estando bem com ela. Alguns dos assuntos que merecem destaque são: A inutilidade da autocrítica por problemas insignificantes; a verdadeira beleza começa da autoaceitação e os benefícios de ser gentil com o próximo.  

     Acredito que um dos pontos fortes da obra seja a grande quantidade de exemplos corriqueiros e divertidos que por vezes permite que a leitora se identifique com os erros do dia a dia apresentados através deles. O livro é bem curto e sua escrita dinâmica desenvolvida entre argumentos e exemplos permite uma leitura ainda mais rápida. Vale lembrar que uma das propostas da obra é evitar que as mulheres caiam em relacionamentos destrutivos, no entanto, vejo este objetivo como algo secundário diante das ricas informações que viabilizam uma faxina íntima, afinal de contas o essencial é que estejamos bem conosco, pois a felicidade não esta no outro, mas sim na autoaceitação. Recomendo a obra, pois além de barata é muito útil. Se você está pensando em dar uma guinada em sua vida, mas não sabe como fazê-lo, então talvez esteja na hora de conhecer alguns segredos, ou melhor, 12 segredos.  



Os Autores


Julia Sokol e Steven Carter já escreveram vários livros sobre relacionamento e são mundialmente reconhecidos como especialistas no assunto. As obras da dupla são sucesso de venda e critica em vários países, inclusive no Brasil.     






Editora: Sextante
 Autor: Steven Carter & Julia Sokol
ISBN: 978-85-7542-555-8
Título: Os segredos das mulheres inteligentes
Ano: 2010
Nº de Páginas: 80



Algumas das outras obras de Carter e Sokol:

quinta-feira, 15 de março de 2012

O Voo da Estirpe (Editora Modo)

   


     Narrado em primeira pessoa, O Voo da Estirpe é um romance que sem nenhum clichê e sem meias verdades apresenta, através de Clarice, a transformação do ser humano diante da insatisfação com a solidão. Uma obra que, em meio a suspense, drama, aventura, intimidades e intrigas, aborda assuntos do cotidiano como a hipocrisia do ser humano, mas sobretudo trata do amor. Voltado para o público jovem / adulto a trama tem como mensagem principal a capacidade e o valor real que o amor verdadeiro possui. Em sua obra a autora faz apologia à realidade, convidando seus leitores a uma identificação profunda com Clarice, personagem principal da trama romântica, convidando, desta forma, a uma viagem para o interior das páginas do livro, num mergulho de sonhos e encantos que promete entreter do início ao fim. 





A Autora
Ainda criança, Adriana Vargas de Aguiar começou a escrever contos infantis. Através de incentivos dos pais à leitura passou  sua infância entre enciclopédias infantis ilustradas enquanto as demais crianças brincavam no quintal. Aos treze anos de idade escreveu seu primeiro romance. A escritora precoce imaginava estórias que nunca havia vivido e passava tudo para o papel.
 Com participação e menções honrosas em vários concursos literários, Adriana acredita neste caminho para a escalada dificultosa em um país o qual a leitura é um desafio. Fundadora e coordenadora do movimento – Clube dos Novos Autores. Luta arduamente ao lado de 30 novos autores pelo espaço de seus livros nas estantes brasileiras.


Aqui vai a resenha de Fernanda Araújo, do site Caçadora de Livros:

 O voo da Estirpe é um livro rico em detalhes e de reflexões da vida humana.
 
Um livro adulto, intenso e leve ao mesmo tempo. Confesso, que sorri, chorei, senti raiva, provei o sentimento de perda e também o renascimento. A história mexe com o interior do leitor e é impossível você não se envolver com todo o enredo, e querer entrar no livro e fazer algo para participar da estória.
Já na primeira página do livro, o leitor já entende a complexidade de sentimentos, que serão retratadas por todo o texto:

"O assassino se preparava para a minha rendição. Encurralada, e com duas alternativas a escolher, saltei do penhasco com o coração cheio de vida e medo".

Clarice tem 28 anos, uma mulher que vive e sofre com dramas internos. É uma personagem fascinante pela riqueza de sentimentos, e nesse enlace, aparece o homem misterioso, de sapatos pretos e paletó marrom. O nome dele é Klaus, um homem que ama, respira e vivencia a vida em toda a sua plenitude e além de ensinar essa leveza e liberdade para a Clarice, faz com que ela viva um sentimento, puro, feliz e contagiante.
"A felicidade jamais virá de outra pessoa, e sim, através do que tenho feito para contribuir com que isso aconteça".

Torci muito pelos dois personagens, fiquei cativada pela riqueza de sensações, e pelo antagonismo dos dois, ela totalmente racional, com uma fera emotiva; ele um ser iluminado, que apesar das adversidades, ajudava o próximo e conseguiu plantar a semente do amor, em uma mulher que se encontrava confusa e perdida.
Impossível não ser comovida com a beleza de O vôo da Estirpe. Para você sentir a fluência de sentimentos, este trecho demonstra bem o que eu senti ao ler esse livro:

"Uma parte de sua alma, está conectada a minha".
Não sei se consegui expressar fielmente todos os sentimentos que tive, com este livro. É um romance, com alusão psicológica, e mais do que isso, é um romance que faz você detalhar, sentir, participar, expressar e vivenciar o amor, de uma forma linda e única!

Agradeço imensamente a Adriana pela oportunidade em fazer a resenha desse livro tão especial, que conseguiu ultrapassar todas as minhas barreiras, e de forma sutil, alcançou uma leitora, fã e torcedora, para que ele seja publicado e conhecido por milhares de fãs, que precisam vivenciar e reaprender o que é o amor!

Fernanda Araújo



LANÇAMENTO

    O voo da Estirpe, volume I, que já tem continuação (Voo da Estirpe – O Túnel do Tempo), está em processo de publicação pela Modo Editora Tradicional e será lançado no mês de Abril na Odisseia Fantástica de Literatura em Porto Alegre.



quarta-feira, 14 de março de 2012

Marcas Indeléveis (Editora Modo)





    Baseado em fatos reais, Marcas Indeléveis apresenta, em suas páginas, a complexidade dos sentimentos do ser humano. Embora seja uma obra que trata sobre o amor, não é um conto de fadas. Nela, o leitor encontra o sofrimento que este nobre sentimento pode proporcionar quando não correspondido. Rodeada de perdas e frustrações, Esther é quem protagoniza a trama recheada com a dura verdade de quem não vive um conto de fadas, mas sim a fria realidade do dia a dia. Uma opção a mais para os que gostam de um bom drama.  








A Autora


    Nascida em setembro de 1974, a maranhense teve de aprender desde cedo a lidar com perdas e decepções. Sempre apaixonada pelos livros e seu mundo mágico dos sonhos, tem Camilo Castelo Branco como grande influencia em seu "Amor de Perdição". Apreciadora da filosofia e da psicologia, Ahtange acredita que o pensamento e a alma humana são tesouros inesgotáveis e maravilhosos.  






Segue a entrevista fornecida pela editora:    

Autor(a): Ahtange Ferreira
Obra: MARCAS INDELÉVEIS

1 - Porque o(a) Sr.(a) escreveu esta obra?
Sou professora de Educação Infantil e ao longo dos anos fui percebendo os inúmeros problemas que as crianças apresentavam no espaço de sala de aula, vindo a descobrir, em praticamente todos os casos, que esses problemas eram de cunho emocional e familiar.

2 – Em que/quem foi inspirada esta obra?
Acompanhei e vivenciei muitos casos, participei de alguns na qualidade de ouvinte, em outros precisei intervir. São histórias de muitas mulheres, mães e adolescentes, e famílias desestruturadas.

3- Esta obra já foi revisada por um profissional? Em caso afirmativo, cite os dados do revisor (Nome, Profissão).
Não, pois ainda não tive recursos para tal, tudo foi feito por mim.

  4- Qual a área em que esta obra se encaixa? (p. ex.: psicologia, drama, ficção, matemática, física, auto-ajuda, poesia, ficção científica, fantasia medieval, fantasia urbana, realidade contemporânea, contos, crônicas, humor, eróticos, espionagem, suspense, policial, terror etc.)
Bom, acho que drama com uma boa dose de psicologia, pois retrata traumas de infância que contribuem bastante para os infortúnios da vida adulta.

5 - Qual o público que, em sua opinião, irá se interessar por esta obra? (p. ex.: faixa de idade, profissão, classe social, religião, etnia, gosto literário etc.)
Pais e professores. 

6- Quais são as mensagens que esta obra transmite ao leitor?
Principalmente alerta para os problemas causados ao indivíduo quando este não tem uma boa estrutura familiar. E como a violência física e psicológica afeta a auto-estima de uma mulher. Como as cicatrizes da alma podem ser destrutivas, inesquecíveis incuráveis...

7- Caso esta obra possua personagens, por favor, responda as seguintes perguntas:
·         Em que esta obra é baseada - em fatos reais, ficção ou ambos?
Em ambos

·         Em que local e época a trama se passa?
Por volta de 1988 (início) Começa em São José de Ribamar, uma parte em Fortaleza e termina em São Luis MA

Quantos personagens existem nesta obra?
Tem muitos personagens. Como a história tem três momentos, ou seja, se passa em lugares distintos posso dizer que existem três núcleos de personagens. Os mais importantes são os de Fortaleza e de São Luis.

·         Descreva de forma sucinta a personalidade de cada personagem com nomes.

Esther: Inteligente, porém desestruturada emocionalmente por sempre sofrer com a falta do pai. Uma mulher em busca do amor sonhado, guerreira uma sobrevivente. Com oscilação de humor vai de um extremo ao outro com muita facilidade.
D. Helena: guerreira, carrancuda, radical, mas no fundo só queria criar os filhos com dignidade. Uma mulher sofrida e esquecida do amor.
Seu Antônio: Desinteressado, irresponsável, mulherengo e com pouca vocação para pai e marido. (pai de Esther) 
D. Silvia: doce, calma e amorosa. (Patroa com quem Esther foi morar em Fortaleza)
Mônica: Intrigante, maldosa, vingativa. (filha mais velha de D. Silvia)
Seu Jonas: Calado, violento, mulherengo. (marido de D. Silvia)
Evilásio: Doce, meigo, gentil, apaixonado. (amor de adolescência)
Pedro: Tranquilo, recatado, tímido. (amor de adolescência)
Edna: Doce, amiga, conciliadora (Amiga patroa e alguém muito especial para Esther)
Marcos: Inteligente, culto, maduro. (professor, amante e pai do filho de Esther Michael)
Vera: Esposa de Marcos (ambiciosa)
Fernando: Inteligente, mulherengo, irresponsável. (MARIDO)
Susana: (irmã mais velha de Esther)
Lúcia: Doce, carinhosa, gentil e meiga (irmã de Esther)
Adrian: Doce, lindo, amoroso, gentil, apaixonado( o amor sonhado de Esther com quem ela fica no fim)

8 - Quais as ligações entre os personagens?
Em todos os núcleos trata-se de famílias.

9 - Quais são os temas/assuntos principais e coadjuvantes abordados na obra? (p. ex.: nascimento, morte, velhice, traição, ciúmes, amor, pedofilia, homossexualismo, religião, perdão, crueldade, machismo, feminismo, tolerância, inteligência etc.)
Morte, perda, amor, ciúmes, crueldade, traição, estrutura familiar.

10 - Qual o foco narrativo utilizado na obra? (p. ex.: Narrador-Observador, Narrador-Observador Onisciente, Narrador-Observador Câmera, Narrador-Personagem Protagonista, Narrador-Personagem Testemunha, Narrador Intruso e Neutro)
Narrador neutro

11 - – Em que esta obra se diferencia de outras obras de outros autores do mesmo gênero, estilo e assunto? O que esta obra traz de novo, diferente, revolucionário, inédito ou singular?

Eu já havia lido alguns dramas ao longo da minha vida, mas acho que nenhum com tanta intensidade. (Neiva Meriele)
 Início de uma resenha.... Algumas pessoas que já leram apontam muito a questão da intensidade e como parece tão real.


12 – Diga as palavras que mais definem a sua obra.
Sofrimento, violência, perda, superação, limite, dor, amor, busca, superação.

13 – Insira um texto sucinto da obra que mais a caracteriza:
Marcas Indeléveis mostra como muitas mulheres vivem e são violentadas de diferentes formas e principalmente alerta para o estrago que causa a violência psicológica. E os danos às vezes irreversíveis que causam no indivíduo uma família desestruturada emocionalmente.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Obra de Simone Marques ganha nova capa (Editora Modo)


AOS AMANTES DA LITERATURA FANTÁSTICA AQUI VAI UMA EXCELENTE INFORMAÇÃO:



Sinopse

 Anya é uma garota comum, estuda gastronomia e mora em Florianópolis. Certa noite, ao passear pela praia ela sente um aroma que a atrai terrivelmente, uma mistura de fragrâncias que mexe com todos os seus sentidos. Na noite seguinte ela se vê perseguida pelo mesmo aroma e descobre que ele vem do corpo de um belo banhista que sai do mar. Cedendo ao impulso, ela vai até ele. Surpreendendo-o, ela o lambe e encosta o nariz em sua pele. Atormentada pelo aroma, ela precisa experimentar... Anya então descobre o prazer de degustar o sangue doce, que a fazia pensar em frutas flambadas, temperadas com o sal da água... O sabor agridoce que a desperta para uma necessidade vital que fará parte de sua vida. 





Sobre a obra

A obra “Agridoce”, que teve sua publicação em 2009, agora ganha nova capa e uma edição na qual a qualidade não fica em segundo plano. O livro de Simone Marques traz, em suas páginas, a história de uma jovem, estudante de gastronomia, que descobre sentir uma sinistra atração, ou melhor, algo mais forte do que uma simples atração por sangue, pois a moça, de nome Anya, se da conta de que precisa ingerir do líquido viscoso e escarlate para sobrevier. A trama, que já tem sua continuação (Cítrico), faz uma incursão pelo mundo vampiresco sem desrespeitar o mito, mas também sem utilizar dos clichês já vastamente conhecidos pelos apreciadores deste assunto.  A autora desenvolve toda sua criatividade entorno de um triângulo protagonizado por Anya, personagem principal da trama, e outros dois indivíduos que assim como ela também despertam. Um como escravo de sangue e o outro como antagonista. A essa altura eu suponho que você esteja se perguntando: O que seria escravo de sangue e antagonista? Vou logo adiantando que é perfeitamente natural que esteja intrigado, pois é exatamente aí que a autora inova.
Nesta obra os vampiros são chamados de Portadores. Escravo de Sangue seria um grupo de indivíduos que, determinada por uma predisposição genética, desperta para uma condição de doador. Doar sangue aos Portadores é uma condição vital para eles. Já os Antagonistas (caçadores) são aqueles que, em seu íntimo, guardam a necessidade de eliminar os Portadores. Repleta de ação, suspense, terror e sensualidade, a trama, viciante, prende o leitor da primeira a ultima página.



A Autora

A paulistana Simone Odete Marques nasceu em 1969 e escreve desde 2007. Autora dos livros que compõem a Saga Paganus (Paganus, Triskle, Tribo de Dana e Era de Aquário). Também escreveu as séries de aventura fantástica: Crônicas do Reino do Portal e Marina e os tesouros da Tribo de Dana. Além dessas obras mencionadas, Simone também possui diversos contos publicados em antologias.





Palavras da autora

Eu jamais imaginava escrever ficção e amar tanto fazê-lo. Sempre gostei de escrever, mas antes eram textos acadêmicos, historietas para as aulas de didática que lecionei durante anos. Só comecei a escrever em 2007 e, por mais clichê que possa parecer, o ímpeto inicial surgiu logo depois de um sonho. Eu resolvi escrever o que me lembrava, isso me levou a pesquisas e a história foi crescendo como uma árvore bem adubada. No final desse processo, no prazo de oito meses, havia quatro livros escritos, mais dois começados e alguns contos. 
O que me marcou mesmo e me deu o ânimo necessário para seguir em frente foi quando, em 2008, criei o livro Gênese Pagã para divulgar o livro Triskle (meu primeiro livro escrito e que estava com uma editora que iria publicá-lo) e o publiquei no meu blog. Duas vezes por semana eu postava capítulos e foi então que os leitores começaram a aparecer e a elogiar muito a história, os personagens, a trama e se mostravam ávidos para conhecer a continuação. Criei um vínculo com os leitores que foi algo fantástico e a história ganhou uma força que eu não imaginava. Os leitores pediram que eu publicasse o livro em papel e até hoje é meu maior sucesso. O livro ganhou uma nova publicação recentemente e ganhou também um novo nome: Paganus.
Para mim, no Brasil, o mercado literário tem muito o que aprender com o mercado internacional e não temer investir em novos talentos. O que vemos muitas vezes, infelizmente, é editora disputando leilão de obras internacionais consideradas coringas e que ao mesmo tempo se negando em investir em autores nacionais. Fiquei gratamente surpresa quando descobri a editora Modo e sua proposta. Acredito que seja um ótimo caminho para começar e que deveria ser adotado por muitas outras editoras que estão se lançando no mercado.
Quero primeiro agradecer por me darem a oportunidade de contar algumas histórias. Depois, espero sinceramente que gostem do que vão ler e que se aventurem à leitura. Experimentem, saboreiem e depois me contem o que acharam, pois, como disse antes, é muito importante para mim esse contato com leitores.
Podem me visitar no meu blog e deixar opiniões por lá também: http://simoneomarques.blogspot.com

  Beijos para todos! =)
(Simone Marques)

terça-feira, 6 de março de 2012

O médico e o Monstro (Resenhas)

                                                                                         Por Thiago Tavares

Passada no fim do século XIX, em Londres, a obra “O médico e o monstro” é um clássico de terror e suspense que gira entorno de Henry Jekill e seu protegido Edward Hyde. Este, um homem de aparência repulsiva que pouco se sabe a respeito e aquele, um conceituado médico, dono de uma grande fortuna, que sempre se empenhou para aliviar o sofrimento de seus pacientes. A trama, repleta de muito mistério, vai sendo desenvolvida pelas investigações de Gabriel John Utterson, advogado e amigo de Jekill, que após tomar conhecimento de um estranho caso de agressão envolvendo Hyde, resolve buscar maiores informações a respeito deste sujeito que é dono do único nome contido no testamento de Henry Jekill e, desta forma, o herdeiro de toda a fortuna do médico londrino em caso de morte ou desaparecimento inexplicável deste.

As buscas iniciais são frustradas, pois quase nada Utterson consegue descobrir. Tal fato acaba por fazê-lo deixar de lado a investigação, no entanto, quase um ano depois, Londres é abalada por um crime hediondo do qual uma testemunha aponta Edward Hyde como responsável. Disposto a ajudar na captura do agressor o advogado segue até a casa do amigo que tem Hyde como favorito. Teme que Jekill possa chegar ao ponto de proteger um assassino da justiça, todavia, o médico, parecendo muito doente, afirma que não seria capaz de tal atitude e, logo em seguida, garante que Edward não tornará a ser visto. Sem dar a razão de sua certeza, entrega ao amigo uma carta, contendo um pedido de desculpas, que leva a assinatura do foragido. De volta a sua casa, o advogado apresenta a carta ao seu auxiliar, senhor Guest. Este, por sua vez, sendo um estudioso de grafologia, encontra uma espantosa semelhança entre as letras do Jekill e Hyde. Longe da verdade, Utterson desconfia que seu amigo falsificara um documento para proteger um criminoso.

O tempo passa, recompensas são oferecidas, contudo, Hyde continua desaparecido. Na ausência deste sujeito, o médico que até então vinha vivendo de forma isolada, passa a reatar relações com seus amigos, mas o comportamento alegre não dura muito e logo Henry torna a viver em reclusão. Daí em diante Gabriel Utterson não mede esforços para saber o que esta acontecendo com seu amigo, todavia, como já era de se imaginar, o advogado só descobre a verdade no desfecho da obra que, diga-se de passagem, é brilhante.

“O médico e o monstro”, um dos maiores sucessos de Stevenson, trata sobre a existência do lado luz e do lado escuridão, contido em todos os indivíduos. A obra certamente é uma ótima indicação para crianças de todas as idades, pois através dela, aprendem, desde cedo, que o lado (luz ou escuridão) que mais for alimentado por nós, será também o mais forte. O livro não deixa de ser uma boa opção para os que, mesmo não sendo criança, são apaixonados por suspense e horror.

Por fim, devo mencionar que a rica ilustração de Alice Reiko Haga também é um dos destaques na adaptação, deste clássico, realizada por João Anzanello Carrascoza.

O Autor 


      Robert Louis Stevenson nasceu em 1850, em Edimburgo. Diplomou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão de advogado e tornou-se escritor após viajar pela Europa e América. Dentre seus vários livros, destaque para “A Ilha do Tesouro”, obra que renovou o romance de aventura, e “O médico e o monstro”, obra apresentada por meio desta resenha. Stevenson faleceu em Samoa no ano de 1894.






Editora: Scipione
 Autor: Robert Louis Stevenson
Adaptação: João Anzanello Carrascoza
ISBN: 85-262-4817-0
Título: O médico e o monstro
Ano: 2003
Nº de Páginas: 48



CURIOSIDADES

 Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O médico e o Monstro) é um clássico que alavancou inúmeras adaptações em longas metragens, peças teatrais, séries, desenhos e também quadrinhos. Diante de tantos exemplos, selecionei dois deles que ratificam a obra de Stevenson como um sucesso consagrado: 


BANDA RESGATE
               O Grupo, precursor do Gospel rock no Brasil, gravou, em 2006, o álbum Até eu envelhecer. A música O médico e o monstro, baseada no livro Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde é uma das faixas do álbum e também um dos grandes sucessos da banda. 








LONNEY TUNES
                Um dos episódios mais memoráveis do Bugs Bunny (Pernalonga no Brasil) é a adaptação da obra O médico e o monstro de Stevenson. Numa trama hilária o roedor da Looney Tunes torna-se amigo de um bondoso velhinho, sem desconfiar que o mesmo possui uma outra identidade que nada se assemelha com a primeira.    





Algumas das outras obras de Stevenson: