terça-feira, 6 de março de 2012

O médico e o Monstro (Resenhas)

                                                                                         Por Thiago Tavares

Passada no fim do século XIX, em Londres, a obra “O médico e o monstro” é um clássico de terror e suspense que gira entorno de Henry Jekill e seu protegido Edward Hyde. Este, um homem de aparência repulsiva que pouco se sabe a respeito e aquele, um conceituado médico, dono de uma grande fortuna, que sempre se empenhou para aliviar o sofrimento de seus pacientes. A trama, repleta de muito mistério, vai sendo desenvolvida pelas investigações de Gabriel John Utterson, advogado e amigo de Jekill, que após tomar conhecimento de um estranho caso de agressão envolvendo Hyde, resolve buscar maiores informações a respeito deste sujeito que é dono do único nome contido no testamento de Henry Jekill e, desta forma, o herdeiro de toda a fortuna do médico londrino em caso de morte ou desaparecimento inexplicável deste.

As buscas iniciais são frustradas, pois quase nada Utterson consegue descobrir. Tal fato acaba por fazê-lo deixar de lado a investigação, no entanto, quase um ano depois, Londres é abalada por um crime hediondo do qual uma testemunha aponta Edward Hyde como responsável. Disposto a ajudar na captura do agressor o advogado segue até a casa do amigo que tem Hyde como favorito. Teme que Jekill possa chegar ao ponto de proteger um assassino da justiça, todavia, o médico, parecendo muito doente, afirma que não seria capaz de tal atitude e, logo em seguida, garante que Edward não tornará a ser visto. Sem dar a razão de sua certeza, entrega ao amigo uma carta, contendo um pedido de desculpas, que leva a assinatura do foragido. De volta a sua casa, o advogado apresenta a carta ao seu auxiliar, senhor Guest. Este, por sua vez, sendo um estudioso de grafologia, encontra uma espantosa semelhança entre as letras do Jekill e Hyde. Longe da verdade, Utterson desconfia que seu amigo falsificara um documento para proteger um criminoso.

O tempo passa, recompensas são oferecidas, contudo, Hyde continua desaparecido. Na ausência deste sujeito, o médico que até então vinha vivendo de forma isolada, passa a reatar relações com seus amigos, mas o comportamento alegre não dura muito e logo Henry torna a viver em reclusão. Daí em diante Gabriel Utterson não mede esforços para saber o que esta acontecendo com seu amigo, todavia, como já era de se imaginar, o advogado só descobre a verdade no desfecho da obra que, diga-se de passagem, é brilhante.

“O médico e o monstro”, um dos maiores sucessos de Stevenson, trata sobre a existência do lado luz e do lado escuridão, contido em todos os indivíduos. A obra certamente é uma ótima indicação para crianças de todas as idades, pois através dela, aprendem, desde cedo, que o lado (luz ou escuridão) que mais for alimentado por nós, será também o mais forte. O livro não deixa de ser uma boa opção para os que, mesmo não sendo criança, são apaixonados por suspense e horror.

Por fim, devo mencionar que a rica ilustração de Alice Reiko Haga também é um dos destaques na adaptação, deste clássico, realizada por João Anzanello Carrascoza.

O Autor 


      Robert Louis Stevenson nasceu em 1850, em Edimburgo. Diplomou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão de advogado e tornou-se escritor após viajar pela Europa e América. Dentre seus vários livros, destaque para “A Ilha do Tesouro”, obra que renovou o romance de aventura, e “O médico e o monstro”, obra apresentada por meio desta resenha. Stevenson faleceu em Samoa no ano de 1894.






Editora: Scipione
 Autor: Robert Louis Stevenson
Adaptação: João Anzanello Carrascoza
ISBN: 85-262-4817-0
Título: O médico e o monstro
Ano: 2003
Nº de Páginas: 48



CURIOSIDADES

 Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O médico e o Monstro) é um clássico que alavancou inúmeras adaptações em longas metragens, peças teatrais, séries, desenhos e também quadrinhos. Diante de tantos exemplos, selecionei dois deles que ratificam a obra de Stevenson como um sucesso consagrado: 


BANDA RESGATE
               O Grupo, precursor do Gospel rock no Brasil, gravou, em 2006, o álbum Até eu envelhecer. A música O médico e o monstro, baseada no livro Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde é uma das faixas do álbum e também um dos grandes sucessos da banda. 








LONNEY TUNES
                Um dos episódios mais memoráveis do Bugs Bunny (Pernalonga no Brasil) é a adaptação da obra O médico e o monstro de Stevenson. Numa trama hilária o roedor da Looney Tunes torna-se amigo de um bondoso velhinho, sem desconfiar que o mesmo possui uma outra identidade que nada se assemelha com a primeira.    





Algumas das outras obras de Stevenson:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Faça o seu comentário!