terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Espiritismo - Tudo o que você precisa saber (Resenhas)

                                                             

 
                           Por: Thiago Tavares

Dividida em tópicos, sucintos, que versam sobre os mais variados assuntos, “Espiritismo – Tudo o que você precisa saber” é, basicamente, uma obra estruturada em perguntas e respostas que visam levar esclarecimento aos que buscam maiores informações sobre esta filosofia de vida.
Sem a intenção de exaurir o conteúdo do livro, segue abaixo, algumas informações que podem ser encontradas em cada um dos tópicos contidos no sumário da obra:







Pinga-Fogo
Neste primeiro tópico, que funciona como uma espécie de prefácio a preparar o leitor sobre o que estar por vir, Richard coloca a importância da obra que incluí, dentre outros, assuntos como: doação de órgãos, eutanásia, aborto, vícios, ecologia, planejamento familiar e suicídio. Sob seu ponto de vista, o autor acredita que o público alvo de seu livro não se restringe somente aos espíritas, mas também aos que, superando a condição de meros difamadores desta doutrina, procuram conhecer sobre o objeto de suas críticas.

O que é o Espiritismo
Em poucas páginas, Richard, procurar permitir ao leitor o entendimento do que de fato é o Espiritismo e sua filosofia. Comenta também, de maneira introdutória, sobre o intercâmbio entre espíritos encarnados e os desencarnados, e da existência de pesquisas sobre a autenticidade deste intercâmbio entre os dois lados da vida.

Novo Espiritualismo
Nesta parte são esclarecidos assuntos como: a diferença entre espiritismo e espiritualismo; o prisma dos espíritas quanto à sobrevivência da alma (ponto de vista que o autor coloca como sendo o novo espiritualismo); a maneira pela qual se chega a verdade das informações no intercâmbio com o Além e o que os desencarnados informam sobre o suposto sono (dos mortos) que se prolongará até o chamado juízo final.

Perenidade do Espiritismo      
De modo prático e objetivo apresenta a data, oficial, de surgimento da Doutrina Espírita; aborda a dúvida de muitos quanto à presença da lei de Causa e Efeito no Evangelho e se Jesus mantinha intercâmbio com o Além.

Allan Kardec 
Quem foi; o que fazia antes da codificação da Doutrina Espírita; motivo da utilização de um pseudônimo; data e razão de seu falecimento.

O Centro Espírita
O que é; suas atividades e seus estágios. Em poucas palavras, Richard explica e desmistifica a visão errônea que muitos têm a respeito dos centros espíritas que, na verdade, são escolas e oficinas de trabalho voltadas para a prática do amor e da caridade.

Contato com os Espíritos 
Desde quando existe esta comunicação e a função do Espiritismo como disciplinador deste intercâmbio. Neste tópico também é possível encontrar perguntas que versam sobre a polêmica proibição de comunicação com os mortos realizada por Moisés.

Literatura Espírita 
Aqui, o autor procura indicar algumas obras básicas e de fundamental importância para o entendimento desta Doutrina, sendo a principal delas “O livro dos Espíritos” que teve seu lançamento em 18 de abril de 1857 e foi codificado por Allan Kardec. Richard também menciona os demais livros que integram o Pentateuco de Kardec e as psicografias de Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier) como uma boa alternativa.

Deus
Neste tópico, Richard, através do mesmo método de perguntas e respostas, explica como é Deus, segundo o ponto de vista espírita; comenta sobre a necessidade da fé pautada na racionalidade e da concepção da Ciência com relação a existência de um Criador.

Morte
Sem dúvida este é um assunto que desperta curiosidade e medo em muitos indivíduos. Confesso que este foi um dos tópicos que mais ansiava por chegar quando li, pela primeira vez, pois buscava informações a respeito daquilo que inevitavelmente todos nós, encarnados, estamos sujeitos a passar. Aqui o autor trata, com bastante propriedade, do assunto, desenvolvendo explicações sobre o medo pelo qual as pessoas encaram a morte; a definição da mesma pelo Espiritismo e o que representa o planeta Terra para nós. Vale à pena lembrar que nenhum dos tópicos esta sendo exaurido com relação ao seu conteúdo. Minha intenção aqui é despertar a curiosidade do leitor para uma futura leitura aprofundada da obra.

Espírito / Nascimento dos Espíritos 
Nestes dois tópicos são abordados assuntos como o significado da palavra Espírito; para onde eles vão após o desencarne; a diferença entre alma e espírito; o objetivo de Deus ao criar os espíritos; nascimento do espírito; escala e evolução do princípio espiritual em evolução, envolvendo espécies e raças, no reino vegetal e animal; possibilidade de reencontrar animais de estimação no Além.

 Reencarnação
Sempre que o tema é Espiritismo, cedo ou tarde, chega-se a este assunto que Richard, de modo direto e simples, toca buscando levar a luz do conhecimento aos menos esclarecidos sobre a ideia de retornarmos por diversas vezes em um corpo físico. O autor explica ser a reencarnação uma lei divina, sua função, seus meios de comprovação, a necessidade do esquecimento das vidas pregressas e a validade das experiências reencarnatórias.          

Lei de Causa e Efeito / Ainda a Lei de Causa e Efeito
Comumente ouvimos pessoas relatando estar vivenciando um carma. Mas o que seria o carma e como é denominado na codificação Espírita? Nossos sofrimentos estariam associados diretamente a ele? A lei de causa e efeito, não raro, é encarado de maneira equivocada até mesmo por aqueles que se dizem espíritas, portanto estes são dois tópicos que merecem ser esmiuçados pelo leitor.

Céu / Inferno e Purgatório
Quantos de nós, em algum momento da vida, já se questionou para onde vamos após a morte? Certamente, se não todos, muitos responderiam que já se pegaram envolvidos por esta dúvida. Nestes dois capítulos do livro o assunto ganha sua importância. Neles, Richard aponta a visão espírita quanto a existência destes locais e também sobre o arrependimento.

Anjos / Demônios
Muitos são aqueles que acreditam em anjo da guarda e, não raramente, pedem seu auxílio nos momentos de dificuldade. Também são muitos os que acreditam na existência de demônios, não é verdade? O ponto de vista Espírita sobre tal assunto é apresentado neste capítulo.

Jesus
Seria Jesus, o próprio Deus encarnado? Aceitava ele o intercâmbio com o Além? De modo esclarecedor, são respondidas pelo autor algumas indagações quanto ao maior exemplo de vida que já esteve encarnado, sobre a face da terra.

Moisés
Visão do espiritismo quanto ao velho testamento; Moisés neste contexto; a tábua dos Dez Mandamentos e a maneira como a humanidade se comporta diante deles. Dentre outros, estes são os assuntos abordados nesta determinada parte da obra de Simonetti.

Mediunidade
Mediunidade é o nome atribuído ao fenômeno de comunicação entre o homem (encarnado) e o espírito (desencarnado) e que se manifesta independentemente da religião de forma mais ou menos intensa em todos os indivíduos. Tal capacidade não poderia ficar de fora deste livro doutrinário. De modo breve, esta fenomenologia é explicada, desde a significação da palavra até a sua experimentação propriamente dita.

Vida Espiritual / Corpo Celeste
Você já se perguntou como seria a vida após a morte? Se sua resposta é positiva então, com toda a certeza, este é um capítulo que será do seu agrado. A vida além do túmulo e sua faixa vibracional, inacessível aos sentidos humanos; corpo espiritual e perispírito são mencionados, sempre com a mesma objetividade que o autor apresenta em suas numerosas obra.

Sonhos / Ainda os sonhos
É sabido, pelos estudiosos do espiritismo, que, durante o sono, nossa alma deixa o corpo físico (desdobramento) e, não raramente, entra em contato direto com o plano espiritual. Durante estas viagens o espírito permanece ligado ao corpo físico por um fio (denominado, por muitos, como fio de prata). Mas como se daria este contato?  Qual é a explicação desta Doutrina para os sonhos repetitivos no qual, muitos indivíduos, relatam vivenciar? Existem sonhos premonitórios? Estes e outras perguntas são respondidas neste determinado trecho do livro que versa sobre o contato com o mundo espiritual através do sono.

Fatalidade
Por aqui, Richard comenta sobre assuntos como, por exemplo, as tragédias que, muitas das vezes, estão associadas às irresponsabilidades do homem que age pautado na desonestidade e na imprudência; o “maktub” da tradição oriental e também sobre a ideia, conforme ensina Jesus, de que “não cai folha de uma árvore sem que seja pela vontade de Deus!

Prática do Bem
Os cristãos, de maneira geral, conhecem os ensinamentos deixados por Jesus em sua curta passagem pela terra, como encarnado, dentre eles a prática do bem. É notório que qualquer indivíduo, religioso ou ateu, é capaz de realizar este ensinamento, pois sempre há algo de bom a se fazer para si mesmo ou para outrem. Neste tópico, o autor apresenta, basicamente, o posicionamento do espiritismo na edificação de uma sociedade melhor através da prática do bem e seus benefícios.

Pluralidade dos Mundos Habitados
Este é mais um dos tópicos que despertou meu interesse. Por aqui, Simonetti apresenta o ponto de vista espírita quanto à existência de vida fora da terra. Analisa também a inevitável consequência dos esforços despendidos pela ciência na busca de uma comunicação com seres de outros mundos e a contribuição do espiritismo para o favorecimento destes contatos.

O Reino de Deus
Neste último capítulo, o autor fecha a obra com assuntos como: o terceiro milênio marcado como advento do Reino de Deus, a imprecisão de sua data e o quesito fundamental para o seu advento; o mal que ainda há no mundo e a separação do joio e do trigo.  

Transplante de Órgãos / Ecologia / Eutanásia / Vícios / Aborto / Pena de morte/ Suicídio/ Planejamento Familiar
Acredito que não seja necessário mencionar o quanto estes temas são polêmicos em nossa sociedade contemporânea e, devido a isso, tomei a liberdade de reuni-los para realizar o comentário final desta resenha. Com a propriedade de quem fez uma leitura crítica da obra, posso assegurar que, independentemente de religião, caso este livro venha a passar pelas suas mãos, estes são tópicos que valem a pena serem lidos, pois é preciso formar uma sociedade mais consciente com relação a estas questões. Analisar e compreender esses temas, sob os mais diferenciados ângulos existentes, é fundamental para a capacitação do indivíduo na elaboração de seus próprios conceitos sobre o assunto.

Como o próprio Richard menciona, em suas palavras introdutórias, o livro é uma boa indicação para os iniciantes na Doutrina Espírita, pois apesar de ser relativamente grande a quantidade de tópicos, todos, conforme o estilo consagrado do autor, são desenvolvidos de maneira prática e objetiva, permitindo assim uma leitura fácil e agradável. No entanto, com relação aos que seguem há mais tempo esta filosofia de vida, eu aconselharia a somar tal obra, com o estudo de outros livros para obter-se, desta forma, um aprofundamento maior nos assuntos que nele são abordados. Esta obra foi uma das primeiras que li a respeito do assunto e, devido à simplicidade e objetividade na qual são colocadas suas numerosas informações, até hoje, continua sendo um livro que costumo visitar as páginas.

 O Autor


           
Richard Simonetti é de Bauru, estado de São Paulo. Nasceu em 1935 e sendo de família espírita, participa do movimento desde muito jovem. Suas contribuições para a doutrina são muitas e vão desde a articulação do movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em dezenas de cidades, até as palestras de divulgação do Espiritismo que costuma realizar pelos Estados brasileiros e também em alguns outros países.  Isso sem mencionar as muitas obras que o escritor, aposentado do Banco do Brasil, já publicou sobre o assunto.






Editora: CEAC
Autor: Richard Simonetti
ISBN: 85–86359–53–X
Título: Espiritismo – Tudo o que você precisa saber
Ano: 2004
Páginas: 168


Algumas das outras obras de Richard: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Faça o seu comentário!